A Comissão Organizadora do “II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de filosofia” tem a satisfação de convidar os discentes e docentes de Filosofia, graduação e pós-graduação, egressas e egressos de Filosofia, docentes de Filosofia da Educação Básica, comunidade acadêmica da UFAM e de outras instituições de ensino para participar da Roda de Diálogo: Ensino de Filosofia e Juventude, em alusão ao Dia do Estudante, que acontecerá em 16 de setembro de 2024 (segunda-feira), com início às 14h, na UFAM, Auditório Rio Solimões, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais - IFCHS, Campus Universitário Senador Arthur Virgílio Filho - Setor Norte - Coroado - Manaus/AM.
SEMINÁRIO DE FILOSOFIA NA UFAM TERÁ ABERTURA COM RECITAL DE CORDEL FILOSÓFICO
A Roda de Diálogo: “Ensino de Filosofia e Juventude”, terceira atividade do “II Seminário Práxis Dialógica: vivência filosófico-educacional na formação do professor de filosofia” (evento em Alusão ao dia do Estudante - que ocorrerá no dia 16 de setembro), terá abertura com um recital de cordel filosófico, também intitulado “Ensino de Filosofia e Juventude”. O recital filosófico será conduzido pelo Professor Cordelista Manoel Belisário e o Grupo “Poesia de Cordel”, de João Pessoa-PB e tem como objetivo sensibilizar o público participante do evento para a exposição e o debate que ocorrerão na Roda de Diálogo.
Neste contexto, o recital de cordel tem o propósito de realizar uma sensibilização filosófica de forma efetiva, com prospectos da transposição das linhas gerais dos conteúdos filosóficos apresentados pelos expositores da Roda de Diálogo, com uma abordagem didática inovadora, estimulando a plateia a participar do debate, de forma envolvente e qualificada. Sendo assim, o cordel (com sua linguagem acessível, crítica e criativa) é uma estratégia metodológica para o ensino de filosofia, contribuindo para traduzir os fundamentos teóricos da tradição filosófica, cujos conteúdos devem ser ministrados em articulação com o contexto social dos estudantes (colaborando para a democratização do conhecimento filosófico).
Enfim, a Roda de Diálogo “Ensino de Filosofia e Juventude” tem prospectos de expressar a importância das práticas democráticas, resultado de uma dialogicidade permanente entre docentes e discentes, fazendo o processo de ensino-aprendizagem articular a teoria e a prática de forma constante (favorecendo para a efetivação da práxis dialógica, na perspectiva das transformações sociais para um mundo melhor). Deste modo, a Literatura de Cordel e o Ensino de Filosofia têm como fio condutor o exercício da democracia.