DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

A licenciatura em filosofia habilita para o magistério, preparando o estudante por meio da formação filosófica que conjuga disciplinas fundamentais da filosofia e disciplinas de caráter didático-pedagógico.

A sala de aula ainda é o espaço que mais abriga egressos do curso de filosofia, não obstante as dificuldades e limitações criadas pela Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415, de 16/02/2017), a qual, contudo, no § 2º do artigo 35, afirma que a "Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia".

Características do curso

É próprio do curso a intensa atividade de leitura e escrita. Prepare-se para ler e escrever muitas dissertações e monografias, além de participar de encontros, simpósios, palestras, etc. O contato com as obras de pensadores da estatura de Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel, entre outros, é imprescindível. Disso depende, em boa parte, a qualidade da formação do estudante.

Nos primeiros períodos, além de disciplinas da filosofia, o aluno também cursa matérias afins que lhe auxiliarão no estudo filosófico.

No decorrer do curso, a presença das disciplinas temáticas se intensifica, como história da filosofia (antiga, medieval, moderna e contemporânea), lógica, teoria do conhecimento, filosofia da ciência e da linguagem, estética, ética, etc.

O que se pode fazer com a graduação em filosofia?

Crítica

Analisar e julgar obras artísticas e literárias, escrevendo artigos para jornais, revistas e outros meios. Analisar a sociedade acerca das questões éticas, políticas e epistemológicas. Ministrar cursos livres.

Ensino

Com a licenciatura pode-se lecionar em escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio.

Pesquisa

Desenvolver estudos acadêmicos sobre diversos temas nas áreas de lógica, filosofia da ciência, ética, estética, filosofia da arte ou da política, entre outros.

Sobre o Curso:

Duração: 8 períodos

Turno: vespertino

Vagas: 60

Nota Enade: 3 (2013)

Nota Enade: 3 (200