PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO FILOSOFIA/UFAM
I JORNADA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA
CONVITE PARA AS ATIVIDADES DE ENCERRAMENTO DA I JORNADA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA NO DIA 10 DE OUTUBRO DE 2019
A Residência Pedagógica (RP) – Subprojeto Filosofia convida toda a comunidade acadêmica da UFAM e outras instituições de ensino, que desenvolvem atividades de Formação de Professores, para a Palestra intitulada Práxis Metodológica para o ensino de Filosofia: Fanzine e Poesia, que será proferida pelos professores da SEDUC Erika Carmo e Adriano Furtado, e a Licenciada em Filosofia pela UFAM Samantha Neves, no dia 10/10/2019, no Auditório Rio Alalaú, FACED/UFAM, no horário das 9:30 às 12h (conforme cartaz em anexo). A atividade (que conta como carga horária complementar) é o desfecho da I JORNADA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE FILOSOFIA, que começou no dia 15 de agosto e encerra no dia 10 de outubro de 2019 (com um encontro semanal ao longo de todo o período).
A primeira Jornada RP veio abrilhantando o segundo semestre de 2019, com a proposta do protagonismo estudantil. Toda a jornada teve apenas dois momentos nos quais professores proferiram palestras: no dia 22 de agosto com o Prof. Dr. Lucas Angione (UNICAMP) e agora no encerramento com os Professores da SEDUC que vivenciam a práxis do ensino de filosofia cotidianamente em suas salas de aula: a professora Erika Carno, em sala de todo o Amazonas pela transmissão do Centro de Mídias da SECUC-AM (CEMEAM) e o professor Adriano Furtado, vanguardista dos Fanzines no Amazonas, em sala de aula de ensino Regular.
E para fechar com chave de ouro, nesta palestra de encerramento do dia 10 de outubro, contamos também com a egressa de Filosofia, Samantha Neves, que fez parte da turma pioneira, após a reformulação do Projeto Político Pedagógico do Curso de Filosofia. Samantha fez um dos mais brilhantes Relatórios de Estágio Supervisionado, cuja vivência nos três estágios (e um aprofundamento rigoroso de pesquisa filosófica) culminou com seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Convém ressaltar que a abertura desta jornada no dia 15 de agosto foi abrilhantada com a palestra intitulada “Vivência do Ensino de Filosofia no Ensino Médio: dificuldades e perspectivas”, também proferida por Samantha Neves, resultante do seu TCC. Na Mesa de Encerramento da nossa jornada, a fala da Samantha terá como eixo central a Estética Filosófica, em conexão com a Filosofia e a Poesia (a última parte de seu TCC que não foi apresentada na sua palestra de abertura da jornada).
Fazendo um exercício de memória, vamos relembrar um pouco dos passos da I Jornada RP Filosofia, que começou no dia 15/08 com a apresentação de Samantha Neves, falando de sua experiência de Estágio Supervisionado e da tessitura de seu TCC; ela a quem a UFAM conferiu o título de Licenciada em Filosofia, no dia 11/09/2019, juntamente com outros 9 alunos do curso de Filosofia.
No dia 22/08, o Professor Doutor Lucas Angioni, abrilhantou com sua participação para falar da temática “A Educação em Aristóteles”, e no escopo desta apresentação com falas bem dirigidas aos discente de Filosofia, discorreu sobre a necessidade da boa comunicação no ensino de Filosofia; dentre as suas falas, o palestrante afirmou que “se o professor disse que ensinou e o aluno que não aprendeu, ele não ensinou”, demonstrando assim a necessidade de um exercício de alteridade na sala de aula e da práxis do Ensino de Filosofia.
Em seguida, o egresso do Curso de Filosofia e agora Professor da disciplina de Lógica, José Celso, apresentou uma conexão entre a Filosofia da Alteridade de Lévinas e a poesia libertadora de Thiago de Mello, expondo principalmente a última parte de seu TCC, que fala sobre a Pedagogia do Amor, educar além de um ato político é também um ato de Amor, não romantizando a profissão do educador, mas o educador como agente da libertação, caminhando para o aluno na perspectiva de uma descoberta dele mesmo, como um ser que necessita do outro.
No dia 04/09, a egressa do curso, Anne Caroline, falou sobre a temática “Ressignificação conceitual da Filosofia: O Ensino de Filosofia no contexto social do aluno”, conectando com a sua experiência na Residência Pedagógica de Filosofia, dentro da aplicabilidade da oficina de conceitos, com suas 4 etapas (em conformidade com a proposta de Oficina de Conceitos, de autoria de Silvio Gallo): Sensibilização, Problematização, Investigação e Conceituação, os pontos positivos e aquilo que seria necessário repensar para uma aplicabilidade com mais qualidade para os alunos.
As duas últimas apresentações antes do desfecho da I Jornada RP Filosofia contaram com a apresentação de Lucas do Prado (Graduando de Filosofia), com a temática “Autonomia e Educação em Montaigne e Paulo Freire” (no dia 12/08/2019) e Raidrine Moçanbite (graduanda em Pedagogia) apresentando a temática “Interface entre Educação Popular e Educação Indígena” (no dia 19/08/2019). Convém ressaltar que as palestras proferidas por Lucas do Prado e Raidrine Moçambite tiveram como ponto comum a Educação Popular do Educador brasileiro Paulo Freire, em conexão com suas experiências nas vivências de campo.
No dia 26 de setembro, a Jornada contou com um Painel Temático intitulado “Práxis do Ensino de Filosofia”, tendo como eixo central a questão da práxis dialógica, categoria de ação que norteia o Ensino de Filosofia e base conceitual para a Filosofia da Educação. O painel foi apresentado por estudantes graduados(as) e graduandos(as) de Filosofia da UFAM – Dayana Bezerra de Souza; Lucas do Prado Pereira; Noemi Soares de Oliveira; Thalisson Ramon F. Lima e pelo recém-graduado e mais jovem Professor do Departamento de Filosofia da UFAM, José Celso de Melo Sampaio (ex-residente do Subprojeto RP de Filosofia).
Ao longo das atividades da jornada, notou-se que todas as falas dos alunos palestrantes foram norteadas pelo exercício da práxis do Ensino de Filosofia, emancipador e amoroso (sem ser romantizado). Sendo assim, estes estudantes mantiveram um alto nível de discussão, não deixando a desejar a temática do Ensino de Filosofia, tanto no campo teórico, como no campo da experiência, fazendo desta primeira experiência já exitosa.
No decorrer do dia 10/10, no encerramento, as atividades serão marcadas com uma oficina de cartazes, mostrando um caráter educativo, formativo, poético e singular para todos que chegarem; não poderia faltar apresentações artístico-filosóficas com o Maracatu Batuque Baque Mulher que vem abrilhantar o encerramento da I Jornada RP Filosofia; também teremos o teatrólogo Ismael Farias e os discentes do curso de Filosofia Gean Melo e Thais Pimentel que vão cantar e encantar, pois a Residência Pedagógica faz Resistência com um sorriso no rosto.
Convém aqui destacar que das oito atividades desta I Jornada RP Filosofia (de 15 de agosto a 10 de outubro de 2019), seis atividades tiveram alunos graduandos e graduados recentemente como palestrante, fazendo jus ao objetivo central da jornada que é demonstrar o protagonismo estudantil.
RESUMO DO PERFIL DOS PARTICIPANTES DA MESA DE ENCERRAMENTO DA I JORNADA RP FILOSOFIA.
ERIKA PATRÍCIA FONSECA DO CARMO
Erika Patrícia Fonseca do Carmo, feminista, professora de filosofia graduada pela UFAM, atualmente atua na rede estadual de educação, mestranda em educação profissional e tecnológica, desenvolvendo pesquisa sobre o ensino de filosofia e recursos tecnológicos para educação. Militante do 8M/MANAUS, Articulação de mulheres do Amazonas e Articulação de Mulheres Brasileiras, organizações de mulheres que combatem a violência de gênero a nível Estadual e Nacional.
ADRIANO FURTADO
Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonase Professor de Filosofia da SEDUC-AM. É vanguardista em fanzines, com uma vasta produção literária. Seus fanzines retratam temas da atualidade, problemas filosóficos, entre outros assuntos. Entre os diversos fanzines produzidos por Adriano Furtado, se encontram os seguintes temas: Filho da Mãe, Por um Fio, O Curupira Apaixonado, O Sábio que Assobiava, Existessência, entre outras produções.
SAMANTHA PEREIRA NEVES
Formada em Design de Moda, onde produziu uma coleção de roupas inspirada no movimento feminista, também participou de uma série promovida pela TV Futura tendo como tema abordado Identidade Amazônida. Possui conhecimentos básicos de audiovisual e é Formada em Filosofia (UFAM) 2019. Ativista, militante e combatente na luta contra o patriarcado opressor, participa ativamente de eventos e atos, tais como Contra LGBTfobia e Marcha das Mulheres. De roupas ousadas, Samantha é sinônimo de dinamismo e inovação. Considerando-se sempre à frente de seu tempo, sua maior especialidade é quebrar paradigmas.