DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

O Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília e o Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas estabeleceram um acordo para oferecimento de um Mestrado em Metafísica no interior do Programa de Apoio à Realização de Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu Interinstitucionais (MINTER). A oferta do Mestrado foi homologada pela CAPES em junho de 2020.

O principal objetivo do Curso de Mestrado Interinstitucional em Metafísica é a consolidação de uma parceria entre a UnB e a UFAM com a intenção de formar quadros e reforçar o corpo docente do departamento de filosofia da UFAM com vista à possível proposta de um APCN na área de Filosofia da CAPES para o futuro, por meio da realização em cooperação de um Curso de Pós-Graduação na área de Filosofia, especializado na produção de conhecimento e na formação de pesquisadores habilitados para a docência no ensino superior, qualificados para atender às atuais demandas de integração dos saberes e com capacidade de inserção internacional. Além disso, o Curso visa oferecer um espaço plural para a formação e troca de conhecimentos acadêmicos e científicos em Metafísica, estimulando o exercício da reflexão e atitude interdisciplinar, do intercâmbio e da transferência de conhecimento com instituições de diversas regiões, com a sociedade e com a comunidade filosófica nacional e internacional. Enfim, o Curso se propõe fortalecer e consolidar os grupos de pesquisa já existentes nas duas Instituições e estimular a criação de redes de cooperação acadêmica, cuja produção científica e tecnológica represente a necessária e pertinente resposta às demandas acadêmicas e sociais das duas regiões envolvidas.

 O Curso de Mestrado Interinstitucional visa à formação em nível de pós-graduação de pesquisadores e docentes, sejam aqueles oriundos da área de Filosofia que desejem expandir suas pesquisas pela integração com outros campos disciplinares, sejam de áreas afins conduzidos à Metafísica por seus interesses de estudo. Espera-se que os egressos saibam propor percursos de pesquisa individuais e exercer a docência em ensino superior, bem como que apresentem capacidade para a liderança de grupos e centros de pesquisas nas instituições com que colaboram ou venham a colaborar. Dada a disposição metodológica e didática do Curso, espera-se que os seus egressos estejam habilitados tanto para atuar na área de Filosofia quanto para integrar grupos de pesquisa em áreas afins, sendo que, em ambos os casos, preservem a abordagem inter e multidisciplinar.

Fonte: http://www.metafisica.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=734&lang=pt-br

 

Para mais informações, acesse:

http://www.metafisica.unb.br/index.php?option=com_content&view=article&id=40&Itemid=734&lang=pt-br