DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Ufam (CTIC), lançou na segunda-feira, 5, a funcionalidade de Aproveitamento de Estudos na plataforma eCampus, disponível em ecampus.ufam.edu.br. Na reunião organizada pela Proeg, estavam presentes  coordenadores de curso, coordenadores acadêmicos e chefes de departamentos que foram comunicados do acesso à nova funcionalidade.

Com a liberação da funcionalidade no eCampus, agora o aluno poderá solicitar e enviar os documentos comprobatórios por meio desta plataforma para a solicitação de aproveitamento de estudos na modalidade de transferência de realização, atividades institucionais, artigo científico ou aproveitamento de estudos de disciplinas obrigatórias e optativas. Ainda na plataforma, os coordenadores de cursos poderão avaliar as solicitações e efetuar os trâmites para avaliação da solicitação pelos docentes, quando couber, ou para a Coordenação de Registro e Controle/Proeg para verificação e registro.

Esta nova funcionalidade facilitará as solicitações de Aproveitamento de Estudos, já que todas passam a ser aceitas apenas pelo sistema eletrônico, não sendo mais necessário que o aluno se dirija, através de formulário, à Proeg.

Em caso de dúvida, o aluno poderá entrar em contato com a Coordenação de Orientação Acadêmica da Pró-Reitoria, no prédio da Reitoria, no setor Norte do Campus.

“Agora o aluno não precisa procurar a coordenação do seu curso para solicitar o Aproveitamento de Estudos, basta acessar o eCampus e fazer isso. Porém, é preciso obedecer aos critérios estabelecidos e observar o período no Calendário Acadêmico”, explicou o pró-reitor de ensino de graduação, David Lopes Neto.

“É uma funcionalidade que complementa outras funcionalidades que já estão disponíveis ao aluno (solicitação de matrículas, de recursos na Câmara de Ensino de Graduação (CEG), histórico, entre outras). A solicitação de Aproveitamento de Estudo era a única das funções que o estudante solicitava por via física na coordenação de seus cursos, não se fazia por via da plataforma de acesso acadêmico da Instituição. Esse é um passo para automatizar mais um processo e otimizar o funcionamento como um todo.  Esta é mais uma funcionalidade que em breve deve estar disponível nas outras plataformas (eCampus Mobile, por exemplo), para auxiliar a Proeg no encaminhamento de todo o processo acadêmico do aluno (da matrícula até a finalização do curso)”, explicou o diretor do CTIC, Carlos Magno.

Fonte: https://ufam.edu.br/2013-04-29-19-37-05/arquivo-de-noticias/9069-solicitacao-de-aproveitamento-de-estudos-passa-a-estar-disponivel-no-ecampus