DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

A PRISMA, Revista de Filosofia do Departamento de Filosofia da UFAM, lança seu Vol. 2, Nº 1, jan. / jun. de 2020, com o Dossiê EXPERIÊNCIAS DO ENSINO DE FILOSOFIA. Este número representa o esforço de estudantes, professores e pesquisadores do Departamento de Filosofia da UFAM e de outras Instituições de Ensino que, comprometidos com o ensino e a pesquisa em filosofia, produziram esse Dossiê que contém artigos que denotam um caminho que tem partido ora da reflexão teórica à experiência prática, e ora da experiência prática à reflexão teórica.

Esse movimento pedagógico-filosófico, metodológico e epistemológico, portanto, vem incentivando e inspirando, nos últimos anos, tanto na graduação quanto na pós-graduação, pesquisa e ensino como elementos constitutivos e imprescindíveis na formação docente. Concretamente, isso se expressa na adesão do Departamento de Filosofia a Programas Nacionais, no âmbito da formação inicial, a exemplo de PIBID e Residência Pedagógica, bem como na adesão ao PROF-FILO, Mestrado Profissional em Filosofia, em Rede. Os frutos dessa política de formação passamos a colher agora e os compartilhamos com a comunidade acadêmica, com a Rede Básica de Ensino e com toda a sociedade.

O presente número da PRISMA conta com sete artigos originais que contemplam variada discussão, análise e reflexão sobre as experiências do ensino de filosofia à luz de vários filósofos e pensadores da educação e das ciências humanas.

O lançamento do presente número ocorre por meio de uma atividade, programada para às 19h de 30/11/2020, em ambiente virtual, por meio do link: meet.google.com/bwq-gfvc-tbt.

 

Para acessar o conteúdo da revista, clique: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/prisma/index