DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

Art. 1º O Estágio Curricular Supervisionado, a ser desenvolvido a partir do 5º período do Curso de Licenciatura em Filosofia, integra as dimensões teóricas e práticas do currículo e articula de forma interdisciplinar os conteúdos dos núcleos: de estudos básicos, de aprofundamento e diversificação de estudos e de estudos integradores por meio de procedimentos de observação, reflexão, docência supervisionada, desenvolvimento de investigação da realidade e de atividades práticas.

Art. 2º O estágio curricular supervisionado é organizado com vistas a assegurar:
I) a formação acadêmico-profissional do estagiário;
II) a inserção do estagiário na vida econômica, política e sociocultural;
III) o desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional;
IV) a integração teórico-prática dos conhecimentos, habilidades e competências desenvolvidas no decorrer dos cursos de formação de professores, inerentes às áreas de formação;
V) o desenvolvimento de situações de prática docente em que o estudante possa interagir com as realidades educacionais.

Art. 3º O desenvolvimento do estágio curricular supervisionado dos cursos de formação de professores tanto no âmbito administrativo, quanto no âmbito pedagógico é orientado pela equipe de professores, vinculada ao Curso de Filosofia.

Art. 4º A supervisão acadêmica do estágio curricular supervisionado é obrigatória e de responsabilidade do supervisor de estágio. Deve ser realizada de forma compartilhada pelos supervisores professores vinculados ao Curso de Filosofia.

Art. 5º Compete à equipe de professores orientadores de estágio.
I) acompanhar o processo de atualização educacional e a legislação inerente ao estágio curricular supervisionado;
II) acompanhar e orientar as comissões de prática de ensino e estágio curricular supervisionado;
III) elaborar instrumentos de coleta de dados relativos ao estágio curricular supervisionado para análise e redimensionamento das práticas pedagógicas;
IV) Analisar propostas de atividades didático-pedagógicas referentes ao estágio curricular supervisionado;

Art. 6° - Compete ao professor supervisor de estágio:
I) Definir os campos de estágios conforme a disponibilidade institucional;
II) Planejar o desenvolvimento e a avaliação das atividades relacionadas com o projeto de estágio sob sua responsabilidade;
III) Orientar o planejamento e a execução das atividades do estagiário;
IV) Supervisionar e acompanhar o desempenho do estagiário e o processo pedagógico por meio de fichas, relatos de experiências, planos de trabalho, roteiros, observações e outros instrumentos que julgar apropriados;
V) Registrar, em instrumentos adequados, as ocorrências e as orientações, proporcionadas aos estagiários;
VI) Promover a avaliação das atividades desenvolvidas no estágio, em cada semestre letivo;
VII) Planejar, sempre que necessário, o desenvolvimento de atividades alternativas, com vistas à melhoria do desempenho do estagiário.

Art. 7º - Compete ao estagiário:
I) integrar-se em atividades propostas pelas instituições;
II) Desenvolver, sob orientação do professor supervisor, atividades previstas no projeto de estágio curricular supervisionado;
III) Comparecer às reuniões de orientação e planejamento estabelecidas no horário da disciplina e pelo professor supervisor de estágio;
IV) Evidenciar ética profissional, responsabilidade e interação com o ambiente profissional;
V) Buscar fundamentação teórica que lhe oportunize um trabalho pedagógico consistente, diversificado e inovador, apoiando-se em referências bibliográficas atualizadas;
VI) Comparecer, assídua e pontualmente, ao local do estágio;
VII) Comunicar ao supervisor do estágio curricular supervisionado, com antecedência, qualquer alteração no cronograma de estágio curricular supervisionado;
VIII) Entregar ao supervisor documentos comprobatórios do estágio curricular supervisionado e demais trabalhos solicitados;
IV) Emitir parecer avaliativo das ações desenvolvidas pelo estagiário.

Art. 8º - Na avaliação do estagiário, além dos conhecimentos e habilidades evidenciadas e pertinentes à habilitação específica, são consideradas as referentes à ética
profissional e responsabilidade; a qualidade da formação acadêmico-profissional e as condições do campo para o desenvolvimento de um estágio academicamente mais qualificado à formação profissional.
§ 1º - A avaliação, periódica e sistemática, deve ser levada a efeito pela análise dos documentos comprobatórios do desempenho do estagiário nas atividades previstas no projeto de estágio curricular supervisionado.
§ 2º - Como instrumentos de avaliação, podem ser utilizados relatórios de acompanhamento do professor supervisor, do profissional responsável na instituição em que o
estudante realiza o estágio, o relatório do estagiário e outros julgados pertinentes.
§ 3º - Dadas às características próprias do estágio curricular supervisionado, a prestação de exame final não faz parte do processo de avaliação.
§ 4º - Será considerado aprovado, por média, o estagiário que obtiver nota igual ou superior a cinco (5.0).

 

Apresentação formal do Relatório de Estágio Curricular Supervisionado

1. O Estágio é uma atividade de natureza estritamente individual, por isso, o Relatório de suas atividades deve resultar de uma elaboração pessoal de cada estagiário.
2. Após o encerramento do estágio, no prazo de quinze dias, o aluno deve apresentar o relato das atividades desenvolvidas, para análise e avaliação pelo professor orientador.
3. Constituem exigências mínimas para a apresentação formal do Relatório de Estágio Curricular Supervisionado:

I. Caracterização da escola enquanto comunidade educativa: dados sobre a instituição equipe de gestão, professores, alunos, recursos materiais e pedagógicos, Plano de Gestão, Proposta Pedagógica e Regimento Escolar;
II. Relato das observações, participações, projetos desenvolvidos, dos encaminhamentos efetivados, com análise crítica fundamentada em referenciais teóricos;
• Apresentação de ações envolvendo a prática pedagógica: docência supervisionada, desenvolvimento de projetos e investigações, bem como aquelas resultantes da própria experiência docente;
• Auto-avaliação da atuação como estagiário, das experiências vividas, das aprendizagens construídas e das contribuições do estágio para sua formação profissional.

4. A apresentação formal da experiência prática, ou seja, do Relatório de Estágio Curricular Supervisionado, deve constituir-se em um documento a ser apresentado em uma única via original, impresso de acordo com as normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e orientações da Coordenação de Estágio.

5. O Relatório deve ser organizado em um único documento, na seguinte ordem:
• Capa plástica transparente;
• Página de Rosto, constituída de impresso próprio fornecido pela Central de Estágios;
• Folha de Aprovação das etapas do Relatório de Estágio, pelo Professor Supervisor;
• Folha de Freqüência devidamente assinada pela autoridade responsável, com carimbo da Instituição e sem rasuras;
• Relatório: textos e documentos que sistematizam a experiência prática;
• Avaliação do Estágio realizado e auto-avaliação pelo aluno-estagiário;
• Anexos, quando for o caso;
• A Declaração de Estágio Realizado devidamente assinada pelo Diretor ou responsável e carimbada pela escola é entregue à Central de Estágios em duas vias separadas do
Relatório.

6 – Padronização - O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer as normas da ABNT vigente.

I – Parte pré-textual
1. Capa – as capas de relatórios devem ser resistentes o suficiente para proteger o conteúdo por tempo razoável e a apresentação deve ser de acordo com o indicado pela instituição. No relatório, o tema ilustra a capa e este, pode converter-se em título. Sua localização é no centro da capa com todas as letras maiúsculas.
2. Folha de rosto – a folha de rosto tem o mesmo conteúdo da capa e um pequeno texto explicativo. Deverão ainda constar, digitados em caixa de texto, logo abaixo do título, a finalidade do trabalho, curso, disciplina e nome do professor orientador. Esses dados são digitados em fonte (8 ou 10) e alinhado à direita. Mês e ano do término do trabalho são referidos a 3 cm do final do folha.

3. Opcionais: epígrafe (frase), agradecimentos, dedicatória – se for usar, colocar em folhas separadas;

O relatório deve obedecer a seguinte padronização:
1. Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso;
2. Numeração de páginas canto inferior direito;
3. Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha;
4. Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;
5. Margem superior, a 3 cm;
6. Margem inferior, a 2 cm;
7. Margem direita, a 2 cm;
8. Margem esquerda, a 3 cm;
9. Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; (padrão word) primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
10. Espaçamento entre linhas: 1,5;
11. Tipo de letra: Arial ou Times New Roman;
12. Tamanho da letra: 12 para o texto e 16 para a capa, conforme modelo.

II – Parte textual

Sumário (com indicação das páginas);

1. Introdução (sem citações);
- O que é o trabalho;
- Qual é o objetivo, ou objetivos;
- O que contém no relatório – falar um parágrafo para cada parte;
- Quais eram as suas expectativas ao iniciar o estágio.

2. Desenvolvimento
Neste momento deve-se contemplar o relato de todas as atividades realizadas nos estágios. É o corpo do trabalho. Nestes termos, entendemos que:

"Esse relato pode ser em um só corpo. Pode também se dividido em partes ou capítulos para facilitar a redação, dependendo de como foi elaborada a previsão. Se a proposta ou projeto for eficiente e bem organizado, certamente haverá muito a ser descrito. Não se deve esquecer que o tratamento estatístico torna o trabalho mais completo, auxiliando inclusive nas conclusões (BIANCHI et al., 2003, p. 79)".

Por outro lado, não é demais lembrar que é absolutamente necessário na licenciatura, durante o estágio, já em rascunhos, que se separe o que foi observado, de acordo com as partes previstas para o relatório. Portanto, portfólio e diário de campo podem ser companheiros inseparáveis dos estagiários.

Os aspectos que devem ser contemplados no relatório são discriminados a seguir:
2.1 Estágio Supervisionado
2.1.1 Caracterização da escola
Nesse item o aluno deverá fazer uma descrição geral do local do estágio privilegiando as seguintes informações:
2.1.1.1 Dados de Identificação
2.1.1.2 Histórico
2.1.1.3 Estrutura administrativa e organizacional;
2.1.1.4 Estrutura Física e Material.
2.1.2 Dimensão pedagógica
Caracterização do trabalho pedagógico desenvolvido nas salas onde realizou o estágio, descrevendo as abordagens e ações do professor. Neste item devem constar, também, as atividades desenvolvidas por quem realizou o estágio.
2.1.2.1 Proposta Pedagógica
2.1.2.2 Planejamento
2.1.2.3 Professores
2.1.2.4 Alunos
2.1.2.5 Inclusão social
2.2 Relatório/análise das observações/participação em sala de aula Relatar as observações de sala, bem como a participação nas atividades desenvolvidas.
Este é o momento de relacionar teoria e prática. Neste item deverá constar a análise do que foi observado e da participação relacionando com as leituras e discussões realizadas na disciplina.
2.3 Conclusão (responde à introdução)
A conclusão é parte muito especial do relatório e representa em profundidade a competência do estudante. O aproveitamento obtido com esse importante aspecto da aprendizagem na relação final demonstra claramente qual foi a atuação do aluno nas atividades de estágio supervisionado.

Essa parte final do relatório de estágio:
[...] apresenta um resultado de conjunto. Na conclusão não se devem incluir elementos novos, apenas retomar o que já foi explicitado na introdução e no desenvolvimento, acrescentando-se, é claro, as conclusões logicamente decorrentes dos fatos observados (ANDRADE, 1995, p.70). Sugere-se que nesse momento o aluno faça uma análise crítica da realidade observada. Por outro lado, é prudente mencionar que não é possível fazer generalizações, pois as situações vivenciadas, necessariamente, não se repetem.

Texto descritivo que CONCLUI o trabalho:
• As atividades propostas foram realizadas;
• O objetivo foi CUMPRIDO;
• Como contribuiu para a sua formação profissional;
• SE ALCANÇOU, NÃO ALCANÇOU OU SUPEROU as expectativas iniciais;
• Aprendizagem para a vida pessoal;
• Sugestões e/ou recomendações;
• Sem citações.

III – Parte pós – textual
REFERÊNCIAS (de acordo com as normas da ABNT)
Referenciar obras utilizadas durante a disciplina e em suas pesquisas individuais sobre o estágio.
ANEXOS – Material da FORTIUM ou da escola, material próprio colhido no estágio e que seja relevante – fotos, atividades realizadas, etc.

Avaliação do estágio
a) A Avaliação será feita pelos (as) professores (as) orientadores (as), professores (as) supervisores (as) e pela coordenação do Estágio;
b) Para obter aprovação nas disciplinas Estágio Supervisionado, o aluno precisa ter frequência de 100% nas atividades de campo.
c) Apresentar o relatório Final individual na data estabelecida pelo (a) professor (a) orientador (a) no cronograma do Plano de Ensino;
d) Participar do Seminário de avaliação do Estágio ao final do semestre letivo, em data estabelecida pela Coordenação de acordo com cronograma do Plano de Ensino, com a presença obrigatória, juntamente com os gestores da Educação no Município, professores regentes e demais envolvidos no processo.

Fonte: Resolução 015/2012 - CONSEPE/CEG - Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Filosofia/Licenciatura

 

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