DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO FILOSOFIA/UFAM

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBIDE/FILOSOFIA

CENTRO ACADÊMICO DE FILOSOFIA - CAFCA

 

CONVITE PARA A PALESTRA DA PROFESSORA DOUTORA IOLETE RIBEIRO – PROFESSORA E DIRETORA DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA UFAM

 

A Residência Pedagógica (RP) – Subprojeto Filosofia, o PIBID Filosofia e o CAFCA convidam toda a comunidade acadêmica da UFAM e outras instituições de ensino que desenvolvam atividades de Formação de Professores para o Seminário “Saúde Mental e Universidade” com palestra que será proferida pela Profa. Dra. Iolete Ribeiro – Professora e Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM, no dia 17/10/2019, no auditório Rio Alalaú, FACED/UFAM, no horário das 9h às 12h.

A atividade (que conta como carga horária complementar) é uma realização da RP Filosofia, PIBID Filosofia e CAFCA e tem o apoio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia: Metodologia, Didática e Ensino de Filosofia – GEPEMFILO, Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO, Comissão de Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia e Departamento de Filosofia.

Entendemos que o tema em tela é de grande relevância, pois trata-se de uma temática de Saúde Pública e quando estamos inseridos na formação de professores não podemos nos omitir deste debate. A saúde mental afeta grande parte da juventude mundial e a população de uma forma geral, tendo se tornado uma preocupação da Organização Mundial de Saúde, dos Conselhos de Medicina e Psicologia, bem como as entidades que tratam da Educação de uma forma geral e particularmente os segmentos/programas que formam professores.

No escopo da saúde mental se encontra a Campanha intitulada “Setembro Amarelo” (que tem o dia 10 de setembro como “Dia Mundial de Prevenção do Suicídio). Esta campanha de prevenção ao suicídio (alcança todo o mês de setembro) e é promovida pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

 

RESUMO DO PERFIL DA PROFA. DRA. IOLETE RIBEIRO:

 

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), mestre (1998) e doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Associada IV da Universidade Federal do Amazonas, Diretora da Faculdade de Psicologia da UFAM (2012-2016, 2017-2021). Bolsista Produtividade CNPq 2. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Integrante do Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Psicologia Escolar/Educacional (2018-2020). Integrante do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Foi Secretária Adjunta do Fórum Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - FORUM DCA (2008/2009, 2012), Integrante do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (2012/2013), Conselheira Titular do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (2011/2012), Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social (2010-2011), integrante da Coordenação Política do Fórum Nacional de Assistência Social (2010-2011), Secretária da Região Norte no Conselho Federal de Psicologia (2005-2010, 2016-2019) e Presidente do Conselho Regional de Psicologia 20a Região Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia (2011-2012), Conselheira Suplente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (2017-2018) e Conselheira Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescentes (2019-2020). Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando os seguintes temas: atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e assistência social com foco na promoção dos direitos humanos da população amazônica; aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de pessoas historicamente excluídas; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade. 

 

A Profa. Dra. Iolete Ribeiro tem uma vasta produção bibliográfica, com publicações de livros e artigos científicos. Alguns livros publicados/organizados pela Profa. Iolete: Adolescentes em semiliberdade: avaliação de ação extencionista de promoção de fatores protetivos, Psicologia Escolar: possibilidades de atuação profissional, A vez e a voz da Infância e  Diversidade sexual e protagonismo de professores: uma análise sócio-histórica dos significados  (entre outras produções).