Os 26 estudantes pibidianos da Licenciatura em Filosofia, os professores supervisores e o coordenador do Núcleo PIBID-Filosofia participaram, no dia 23/08/2019, na Faculdade de Ciências Agrárias, do Evento PIBID-UFAM que teve por tema: A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE.

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), iniciado em 2007, é um programa da CAPES-MEC com o objetivo de incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e valorizar o magistério.

Durante o evento, os estudantes pibidianos de Filosofia apresentaram os projetos e as atividades que desenvolvem nas escolas públicas de educação básica, conheceram as atividades desenvolvidas por outros núcleos PIBID e participaram do debate sobre a importância do PIBID na formação docente.

A pibidiana de Filosofia Juliana Marques participou da mesa de debate e destacou três aspectos a partir dos quais pode-se afirmar a importância do PIBID: 1) a contribuição do PIBID para a permanência dos estudantes nos cursos de licenciatura; 2) a maturidade que o PIBID proporciona aos estudantes do programa e 3) a experiência docente-profissional que os pibidianos fazem ao participar do Programa.

Durante o debate com a participação da plateia, o Prof. Pedro Fernandes, coordenador do núcleo PIBID-Filosofia, contextualizando brevemente o atual momento político, sugeriu a redação de uma Carta Aberta enfatizando a importância do PIBID na formação docente e cobrando da gestão superior da universidade que assuma o PIBID como um Programa da UFAM, garantindo, desse modo, sua continuidade ainda que a CAPES não abra novos editais.